O que é uma Cooperativa de Crédito?
É uma instituição, de gestão democrática, sem finalidade lucrativa, regida pela Lei 5.764/71, geralmente constituída nas empresas com mais de 400 funcionários, bem como entre pessoas da mesma categoria profissional.
Quem pode ser associado da Coopernitro?
Funcionários da Cia. Nitro Química Brasileira e outras empresas cadastradas no sistema da Coopernitro.
Quanto o associado pode pedir de Empréstimo?
Para associados com 6 a 12 meses de cadastro na Coopernitro: O limite do valor do empréstimo é de um salário.
Para associados com mais de 12 a 24 meses de cadastro na Coopernitro: O limite do valor do empréstimo é de dois salários.
Para associados com mais de 24 meses de cadastro na Coopernitro: O limite do valor do empréstimo é de três salários mais o saldo do Capital acumulado na Coopernitro no último dia do mês anterior à data da solicitação do empréstimo.
Por Norma Interna cada associado poderá ter apenas um Empréstimo em aberto.
Como é formado o Capital da Cooperativa ?
O capital é formado pelo desconto mensal em folha de pagamento de um valor, cuja opção o associado faz no ato de seu cadastramento, através do formulário “Autorização”. As opções de desconto são as seguintes:
- – 1% do salário
- – Um percentual superior a 1%
- – R$50,00 fixo
No entanto, independentemente do percentual e valor salarial, o limite para desconto será de R$2.000,00.O Capital é remunerado de juros limitados à taxa SELIC e acumulados em nome do associado com o devido desconto de IR, após o encerramento do exercício.
- O capital acumulado somente poderá ser retirado por ocasião da rescisão contratual do associado.A soma dessas contribuições forma o montante de recursos que a Cooperativa terá para emprestar.
- Em quantas parcelas o associado poderá pagar o empréstimo?
O associado poderá liquidar o empréstimo de 1 até 60 parcelas, que serão descontadas em folha de pagamento. - Onde poderá ser utilizado o empréstimo da Cooperativa?
Não existe restrição alguma, o associado poderá utilizar o dinheiro obtido com o empréstimo em que julgar ser o mais conveniente. - Fica mais barato pegar empréstimo na Cooperativa ou usar o Cheque Especial?
Atualmente no mercado financeiro cobram de 5% a 13% sobre o saldo devedor, enquanto na Cooperativa, que conforme Estatuto não tem fins lucrativos, é cobrado da seguinte forma: Taxa de Juros (veja área procedimentos – empréstimo normal).
Existem datas estabelecidas para liberação de empréstimo?
Não existem datas estabelecidas para liberação de empréstimos, atualmente a Cooperativa libera empréstimos toda semana.
Basta o associado comparecer à Cooperativa ou ao DHO de sua empresa, preencher os formulários específicos para esta finalidade e na semana seguinte o valor solicitado é creditado em sua conta corrente.
O que é necessário para tornar-se associado?
Basta comparecer à Cooperativa ou preencher e assinar os formulários disponíveis nos links abaixo e entregar no DHO da Empresa em que trabalha (empresa cadastrada no sistema da Coopernitro).
Documentos necessários:
- Xerox do CPF
- Xerox do RG
- Xerox do holerite
- xerox comprovante de residencia
Como é administrada a Cooperativa?
- Através de um grupo de associados eleitos em Assembleia Geral que forma os seguintes órgãos:
- Diretoria Executiva (Presidente e vice-presidente)
- Conselho Fiscal ( 3 Conselheiros Efetivos e 3 Suplentes)
As pessoas eleitas exercem suas funções voluntariamente, sem receber qualquer remuneração. A Cooperativa possui apenas duas funcionárias, devidamente registradas.A Cooperativa é reconhecida por Lei?
Sim. A Cooperativa é como se fosse um Banco. Para existir, precisa de autorização do Banco Central do Brasil, consequentemente é obrigada a enviar: Balancete Trimestral e Balanço Semestral.
A Cooperativa é filiada à FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito) e OCESP (Organização das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo) e registrada na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo).Qual a diferença entre uma Cooperativa e as outras Instituições Financeiras?
As Cooperativas e outras instituições financeiras têm algumas coisas em comum, tais como: todas dependem da autorização do Banco Central para funcionar, tanto a cooperativa quanto as demais instituições financeiras emprestam dinheiro. Mas, a principal diferença da cooperativa está justamente na maneira de fazer empréstimos, pois, como não tem fins lucrativos, pode cobrar juros abaixo do mercado.